
Seja um membro do nosso site e receba nossa programação cultural
Seja um membro do nosso site e receba nossa programação cultural
ENCENA BOQUEIRÃO - 9ª EDIÇÃO - 2025

Tistu, o Menino do Dedo Verde
ESPETÁCULO DE ABERTURA
15/07 – Terça – 20:00 | Sessão com Interpretação em Libras e Audiodescrição
Tistu é um menino que desde pequeno era especial, de modo que ninguém, nem mesmo ele, sabia. Sua mágica capacidade de fazer florescer tudo quanto toca, é uma simples e direta metáfora de tudo quanto o homem pode fazer pelo meio ambiente, mas que insiste em desacreditar de seu próprio poder e faz justamente o contrário. O espetáculo vem conquistando o Brasil, participando de inúmeros festivais.
Companhia: MRG Produções Artísticas. Da obra de Maurice Druon. Texto e direção: Edson Bueno. Produção: Marcio Roberto. Elenco: Renet Lyon, Jeff Bastos, Amanda Leal, Leo Dalledone. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.



.jpeg)
Tudo Tudo do Tupi
19/07 – Sábado – 16:00 | 20/07 – Domingo – 16:00
‘Tudo Tudo do Tupi’ é um apanhado musical do grupo Tupi Pererê que reúne as melhores histórias, brincadeiras e canções da trajetória de 20 anos do grupo. Dos espetáculos LEVE, ZUM ZUM ZUM, BRINCAR DE QUÊ e BRINCAÉ. Dessa leva foram extraídos os melhores momentos e cenas para compor um cardápio lúdico e divertido para as crianças de todas as idades.
Companhia: Tupi Pererê. Criação: Guga Cidral, Ithyara Tainá e Daniel Arenhart. Direção Geral: Guga Cidral. Direção Musical: Daniel Arenhart. Elenco: Ithyara Tainá. Músicos: Ramon Campos e Fabinho de Souza. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.

.jpeg)
Agora é a minha vez
24/07 – Quinta – 10:00 e 15:00
Dois atores se preparam para encenar o clássico “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry. No entanto, ao tentar dar vida à fábula, eles se deparam com desafios que vão além da interpretação dos personagens. A peça aborda a tristeza e a ausência e, de forma lúdica e emocionante, expõe a importância da escuta e da conexão mútua entre adultos e crianças. o espetáculo “AGORA É MINHA VEZ” foi concebido com atenção especial à acessibilidade e à inclusão de pessoas do espectro autista. Esse espetáculo faz parte da programação da VI Mostra Paraná de Teatro de Bonecos e se apresenta no Centro Cultural Boqueirão a partir de uma parceria com o EnCena Boqueirão.
Companhia: GPeTI. Dramaturgia: Gabriela Valcanaia e Vinicius Medeiros. Direção: Gabriela Valcanaia. Elenco: Karina Rozek. Classificação: Livre. Duração: 40 minutos.



Tropeço
25/07 – Sexta – 20:00
Tropeço quer dar vida ao simples. Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, porém cria-se um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram. Esse espetáculo faz parte da programação da VI Mostra Paraná de Teatro de Bonecos e se apresenta no Centro Cultural Boqueirão a partir de uma parceria com o EnCena Boqueirão.
Companhia: Tato Criação Cênica. Concepção: Katiane Negrão e Dico Ferreira. Colaboração Dramatúrgica: Juliana Capilé. Atores criadores: Katiane Negrão, Dico Ferreira. Classificação: 14 anos. Duração: 45 minutos.



Derretendo Satélites
26/07 – Sábado – 20:00
27/07 – Domingo – 20:00
Na tentativa de gritar suas angústias, três jovens se unem para discutir questões pessoais, mas o que é tão importante para ser “gritado” ao mundo? Com reflexões sobre sexualidade e saúde mental, constroem uma obra autoficcional em três atos: o real, a memória e a alucinação. Mas atenção: é autoficção, não há nenhum compromisso com a verdade.
Companhia: Narratos. Dramaturgia: Sabrina Ribeiro, Manuella Prestes e Luck Alves. Direção: Manuella Prestes. Direção de Produção: Ana Costa. Elenco: Sabrina Ribeiro, Luck Alves. Classificação: 18 anos. Duração: 55 minutos.

.jpeg)
Desmonte
29/07 – Terça – 20:00 | 30/07 – Quarta – 20:00
A peça conta a história do Antônio, um artista que está entre a vida e a morte e reencontra pessoas que marcaram sua infância no interior do nordeste como a avó e o pai. O texto faz referência ao universo de Graciliano Ramos e Cervantes e apresenta lirismo e muito humor.
Companhia: CL Produções. Texto e Direção: Cleide Piasecki. Elenco: Regina Vogue, Cicero Lira, Edson Rocha. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos.


Teimosinho e Mandão em dois idiotas sentados cada qual no seu barril
01/08 – Sexta – 10:00 e 15:00
02/08 – Sábado – 16:00 | 03/08 – Domingo – 16:00
O espetáculo traz dois personagens que não conseguem viver próximos um do outro sem se digladiarem pelas mínimas coisas. Teimosinho e Mandão mostram o tempo todo as suas diferenças que sempre acabam em desavença, desencontro e teimosia. Produzido em 2008, o espetáculo foi vencedor do Troféu Gralha Azul de melhor direção e melhor espetáculo para crianças.

%202.jpeg)
A Máquina do Tempo
06/08 – Quarta – 10:00 e 15:00 | 07/08 – Quinta – 10:00 e 15:00
Téra e Ava são viajantes do tempo. Sem precisão em suas viagens, em uma de suas desventuras, perdem seu bichinho de estimação, Gaia, um furão fêmea. Utilizando uma máquina do tempo procuram pistas para encontrar a desaparecida. A cada salto temporal, Téra e Ava atravessam momentos cruciais da história: testemunham a criação do universo, exploram mitos ancestrais, acompanham a evolução da vida e enfrentam desafios inesperados. Mas será que conseguirão trazer Gaia de volta? O espetáculo combina dança, manipulação de bonecos e objetos e projeções visuais para criar uma experiência dinâmica e envolvente e uma atmosfera vitoriana, convidando o público a viajar por tempos remotos e futuros incertos, mostrando que cada escolha pode mudar o rumo da história.
Companhia: CórtexArte. Criação Colaborativa: Lubieska Berg, Luciane Figueiredo e Ricardo Carvalho. Direção Artística e Performance: Luciane Figueiredo, Lubieska Berg. Direção Coreográfica: Karina Ka. Produção: Gil Rhodrigues. Trilha sonora original: Lilian Nakahodo. Cenário: Márcio Innocenti. Bonecos e Adereços: Luciane Figueiredo, Gil Gabriel. Iluminação: Lucas Tatarin. Figurino: Giovana Sales. Classificação: Livre. Duração: 45 minutos.
ESTREIA


O Gigante Egoísta
09/08 – Sábado – 10:00 e 15:00 | 10/08 – Domingo – 10:00 e 15:00
Inspirado no conto de Oscar Wilde, O GIGANTE EGOÍSTA é uma das mais emocionantes e belas passagens da história do conto para crianças. O espetáculo conta a história de um Gigante, dono de um espetacular jardim. As crianças das redondezas sempre brincam com as flores, os passarinhos, as árvores e os pequenos animais que ali vivem; mas o Gigante começa a ficar incomodado com aquela “invasão” e decide isolar o jardim, expulsando as crianças e impedindo suas entradas em definitivo. Mas um dia, surge no jardim do Gigante um Menino Misterioso, e tudo muda.
Companhia: Centro Cultural Santa Felicidade. Adaptação: O Grupo. Direção: Jeff Bastos e Marcio Roberto. Direção Musical: Marcela Zanette e Du Gomide. Direção de Produção: Marcio Roberto. Elenco: Jeff Bastos, Joseane Berenda, Ana Sercunvius. Classificação: Livre. Duração: 50 minutos.


Temporada de Caça - uma tragicomédia distópica linkedinesca
13/08 – Quarta – 20:00
14/08 – Quinta – 20:00 | Sessão com Audiodescrição
Um grupo de candidatos selecionados pelo RH de uma empresa secreta disputam uma vaga muito importante. Dois complacentes recrutadores testam as habilidades do grupo por infindáveis entrevistas e dinâmicas coletivas. A cada nova etapa todos precisam provar sua devoção para sobreviver à temporada de caça. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro na categoria Destaque Nacional e recebeu 11 indicações no Prêmio Troféu Gralha Azul, incluindo o de melhor espetáculo.
Companhia: Minha Nossa Cia de Teatro. Dramaturgia: Dimis. Direção: Vinicius de Souza. Elenco: Fernanda Perondi, Jeff Bastos, Léo Moita, Moira Albuquerque, Naiara Parolin, Sávio Malheiros, Val Salles. Classificação: 12 anos. Duração: 90 minutos.



Café-Debate
14/08 – Quinta – 21:00
Encontro com artistas participantes da Mostra e o público para celebrar e debater a arte e a cultura descentralizada no bairro. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.


Oficina Dança-Teatro com Elementos das Formas Animadas
04 e 05/08 – Segunda e Terça – 19:00 às 21:00
A oficina "A Dança-Teatro e os Elementos do Teatro de Formas Animadas" oferece uma introdução à técnicas de dança-teatro, incorporando elementos do teatro de formas animadas. Inspirando-se em figuras históricas como Loie Fuller, Kurt Jooss e o movimento de dança de Oskar Schlemmer. A oficina explora a interação entre corpo e formas animadas. A abordagem é prática e acessível, promovendo a criação de performances que mesclam a fisicalidade da dança com a expressividade que pode ser impressa na matéria por meio das formas animadas. Classificação: Livre. Esta oficina faz parte do projeto A Máquina do Tempo da Cia CórtexArte.
Ministrante: Lubieska Berg
Carga horária: 04 horas
Público-alvo: crianças a partir de 08 anos
Vagas: 15




